A relação de trabalho, ou de emprego requer cuidados.
Quando o empregado é contratado torna-se responsabilidade de seu empregador, devendo receber um ambiente de trabalho seguro, limpo e organizado para poder desempenhar os trabalhos para os quais foi contratado com diligência.
De outro lado, o trabalhador também deve respeitar regras de higiene, segurança, organização para garantir que seu trabalho seja satisfatório, atendendo as expectativas de seu empregador.
Desentendimentos na relação de trabalho, descumprimento das obrigações e insatisfação entre as partes acabam gerando brigas na justiça.
O trabalho do Direito do Trabalho acontece desde o momento em que o trabalhador foi contratado, monitorando os documentos assinados, os registros de ponto, registro em carteira profissional, treinamentos, exames, condições do ambiente de trabalho, até mesmo a alimentação do trabalhador (contencioso). Tudo para garantir que o empregador está cumprindo com o que o Estado determina como correto para ter um trabalhador exercendo atividades em seu estabelecimento.
De outro modo, o empregador ao ser acionado na justiça por um ex-empregado necessita do acompanhamento de nossos profissionais para entender o que realmente é devido na ação. Muitas vezes o empregador, por descumprimento de exigências da legislação acaba condenado a indenizar o trabalhador. O nosso trabalho é diminuir, na medida do possível, os valores de condenação, buscando eliminar tudo aquilo que é comprovadamente excessivo.
Atualmente, as empresas enfrentam situações complicadas em questão de caixa, e com isso, precisam dispensar seus empregados. A rescisão normalmente é pesada. Nós podemos acompanhar o processo e com base nas medidas editadas pelo governo e dividir estas dívidas para suavizar o impacto da demissão.